A GINÁSTICA ARTÍSTICA

A ginástica artística, ainda conhecida por muitos pelo seu antigo nome “ginástica olímpica” nasceu na Grécia e desde então impressiona pelo seu alto nível de complexidade e plasticidade.


Desafiando os limites do corpo e da gravidade a ginástica artística é uma modalidade masculina e feminina mas que se difere em suas provas. A ginástica artística masculina é composta por seis aparelhos, sendo eles: argolas, cavalo com alças, barra fixa, salto sobre a mesa, solo e paralelas simétricas. A feminina é composta por quatro aparelhos: solo, salto sobre a mesa, trave de equilíbrio e paralelas assimétricas.

O Centro de Treinamento Amigos do Esporte pauta suas aulas e festivais baseando-se em uma metodologia própria para crianças e adultos:
> Crianças de 04 a 06 anos: tem suas aulas direcionadas à experiência lúdica da modalidade, aprimorando seu desenvolvimento motor e dando seus primeiros passos dentro da ginástica.
> Crianças e jovens de 07 a 14 anos: o aluno precisa apresentar um aproveitamento médio de 70% do conteúdo do seu nível para alcançar o seguinte. Inicia-se na turma de Iniciantes, tendo a possibilidade de avançar para a turma intermediária até o Time CT.
> A partir dos 15 anos:  oferecemos as turmas de adulto com uma metodologia e didática diferenciada sem ser necessário que o aluno tenha alguma experiência prévia para praticar as aulas.

Diferente do que muitos pensam não há distinção de sexo ou faixa etária para praticar as aulas. A ginástica artística é uma modalidade para todos!

 

Perguntas frequentes:

 

1) A ginástica artística deixará meu filho (a) com baixa estatura?
Não. Os indivíduos de baixa estatura, normalmente, apresentam algumas vantagens corporais dentro desse esporte, assim, o que existe principalmente em alto nível é uma seleção natural em que os mais baixos se destacam. Da mesma forma que não se costuma ver pessoas baixas sendo atletas profissionais de basquete, por exemplo.

2) Meninos também podem praticar?
Claro!! Não só podem como devem! A ginástica artística é para todos! Inclusive o Brasil possui uma alta representatividade de atletas masculinos como nossos campeões Artur Zanetti e Artur Nory.

3) Há limite de idade para praticar?
Não. As aulas apesar de serem em grupo são elaboradas de acordo com as necessidades de cada aluno. O único pré-requisito é a vontade de aprender!

4) As turmas no CT Amigos do Esporte são muito cheias?
Trabalhamos com o número máximo de 10 alunos por turma.

Centro de Treinamento Amigos do Esporte — 2016-2020 © Todos os direitos reservados.