O JUDÔ

O judô é uma arte marcial criada no Japão pelo Mestre Jigoro Kano com os objetivos de fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além do desenvolvimento de técnicas de defesa pessoal.

A UNESCO declara o judô como o esporte mais adequado como formação inicial para crianças e jovens de 4 a 21 anos, já que promove uma educação física integral. O esporte permite, através do conhecimento e prática regular, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras.

 

O Comitê Olímpico Internacional declarou o esporte como o mais completo porque promove valores de amizade, participação, respeito mútuo e esforço para melhorar.

Na luta, o objetivo é derrubar o adversário de costas no tatame mantendo o controle da técnica. O nome dessa pontuação se chama “IPPON”. Existem outras formas de se conseguir tal pontuação, podendo ser através de uma “Imobilização” por 20 segundos ou através da desistência do adversário em uma técnica de chave-de-braço ou estrangulamento (lembrando que esses dois tipos de técnicas são permitidas somente para as categorias acima de 15 anos). Além disso, a soma de dois “Wazari” também configuram um “Ippon”, lembrando que o “Wazari” ocorre quando em uma das seguintes situações: quando o atleta cai de lado ou batendo somente parte das costas no tatame, ou quando a imobilização dura entre 10-19 segundos. A luta se encerra quando o atleta consegue o “IPPON” ou acaba o tempo de luta (podendo algumas competições ter o GOLDEN SCORE em caso de empate no placar ao fim do tempo de luta).

 

O Centro de Treinamento Amigos do Esporte pauta suas aulas e festivais em uma metodologia própria para crianças e adultos:

> Crianças de 04 a 06 anos: tem suas aulas direcionadas às atividades coordenativas gerais sendo elas de formas lúdica e movimentos básicos da modalidade, aprimorando seu desenvolvimento motor e aprendendo as regras e filosofias do esporte e inicialização às lutas.
> Criança de 07 a 14 anos: as aulas são voltas ao aprimoramento das técnicas e da capacidade motora com atividades coordenativas específicas da modalidade. 
> A partir dos 15 anos: oferecemos turmas de adulto com uma metodologia específica para os alunos que querem competir bem como para aqueles que praticam porque desejam aprender a arte e se tornarem faixa preta.

Perguntas Frequentes:

1) Posso iniciar a prática do esporte em qualquer idade? Há pré-requisitos?

O CT Amigos do Esporte possui turmas para todas as idades, sem pré-requisitos. Temos professores capacitados a conduzir os ensinamentos independente de o aluno ter ou não experiencia prévia.

 

2) Meninas também podem praticar?

Claro! Não só podem como devem! O Judô é para todos! Inclusive o Brasil possui alta representatividade de atletas femininas como nossas campeãs Rafaela Silva e Mayra Aguiar.

 

3) Existe algum biotipo específico para a prática do judô? 
Não, o judô é para todos. As competições se dividem em categorias de acordo com gênero, idade e classes de peso. Assim, você não precisa se preocupar sobre o biotipo do seu filho ou filha.

 

4) A prática de lutas vai deixar meu filho ou filha violentos?
De forma alguma! A prática das lutas ensinará seu filho a ter disciplina, controle emocional, respeito, concentração e melhor convívio coletivo.

Centro de Treinamento Amigos do Esporte — 2016-2020 © Todos os direitos reservados.